Engana-se quem pensa que uma marca é só a ideia de identidade visual ou ainda o logotipo. A construção de marca, o branding, é uma das ferramentas mais utilizadas no gerenciamento artístico.

Cada vez é maior a necessidade de o DJ utilizar técnicas para a promoção de sua carreira e uma das mais eficazes hoje é transformar-se, como artista em marca, indo muito além do tocar e fazer música.

A marca é o conjunto de características que diferencia um artista de outros. É o conceito e a identidade do mesmo, enquanto conteúdo, serviço e produto é tudo que ele gera como um disco ou uma turnê. Ao criar a sua marca, você deve se preocupar com a imagem que pretende passar e quem deseja atingir, para definir qual é a sua linguagem, o seu estilo e personalidade.

O próprio artista pode e deve dominar conhecimentos de branding para aplicar no seu dia a dia. Pensando nisso, selecionei 5 dicas para você começar a refletir e também já tomar uma atitude, certo ? É mão na massa, do it yourself.

11059955_798171360302336_7848374522580625504_n

1- Conheça e valorize seu DNA artístico

Em 1º lugar é preciso se conhecer profundamente e entender quem é o “EU” que irá alcançar sua missão, para então saber se posicionar ao mundo. Consequentemente construindo uma mensagem que seja alinhada com sua essência, e represente seus verdadeiros anseios.

2- Estruturando sua marca

Deixe claro ao mundo quais são seus objetivos para que as oportunidades possam te ver. Deixe o mundo enxergar seus propósitos e seus ideais. Crie sua marca e deixe sua marca, lembrando que marca é o espaço que você ocupa na mente das pessoas.

3- “Meça suas palavra”

Busque pelo seu nome e pelo nome de projetos/músicas/sets no Google e tente interpretar os resultados. A mensagem está de acordo com o que você quer passar? Como as pessoas que estão ligadas à sua missão entenderiam esses resultados?

4- Multiplique-se

Estruture seu posicionamento nas redes, mapeie e encontre pessoas, busque lugares e oportunidades, produza conteúdo, e principalmente, estoure as bolhas que prendem você e suas ideias em um universo limitado. Comece pelo seu círculo de amigos que não podem se tornar contatos esquecidos. Siga para seus contatos mais distantes e sempre procure por novas amizades.

5- Frequente a cena!

Sempre conecte o mundo físico ao digital, comparecendo em eventos onde possa divulgar seus trabalhos, conectar a mais oportunidades e estourar ainda mais as bolhas. Ultrapasse as barreiras e ganhe o mundo, não tenha medo de escolher uma linha e seguir em frente.

E aí, você gostou das dicas?

Sua campanha de marketing depende do despertar desses valores. Qual sua personalidade artística, você já descobriu?

Saiba que métricas utilizadas na gestão artística como branding podem ser complicadas de mensurar no curto prazo. Relacionar a construção de marca com vendas diretas nunca foi algo fácil e, assim, vamos estudar as mais atuais soluções no curso Do It Yourself.

Boa sorte!