Para começar nosso diálogo sobre o mercado e a cultura da música eletrônica, temos um case de marketing de conteúdo de um DJ dos mais eficazes. De acordo com a análise feita pelo site INC, você vai ver a dinâmica midiática desse produtor, que criou o dubstep para a geração Y, também conhecido por aniquilar o gênero para tantos outros: Skrillex.

Primeiramente, vamos aos números das redes do garoto. Veja bem, são 19 milhões de fãs no Facebook, mais de 4 milhões de seguidores no Twitter e uma base de fãs leais em todo o mundo. Ou seja, Sonny Moore tem uma audiência que a maioria de donos de gravadoras e DJs só podem sonhar.

Então, o que faz com que Skrillex seja tão bom em marketing de conteúdo, especialmente quando ele diz que não gasta dinheiro com isso?

Aqui estão quatro razões pelas quais a estratégia do artista está perto de imbatível, e por que DJs e empresários grandes e pequenos devem estudar sua presença on-line para melhorar seus próprios planos de marketing em 2015:

1. O lifestyle de um DJ relacionável

Se marketing é tudo aquilo sobre construção de relacionamentos com os consumidores, isso é exatamente o que Skrillex fez através de seu conteúdo na Internet. Se você der uma olhada rápida em suas páginas, você vai perceber que ele não está apenas compartilhando produtos que está tentando vender.

Skrillex fala de coisas que são interessantes para ele como pessoa também. Enquanto há uma abundância de conteúdo focado em lançamentos de discos e datas de shows, o cara investe tempo para dividir música de outros artistas, vídeos engraçados, artigos interessantes e outras coisas que fazem dele relacionáveis ​​com seu público.

A proposta de compartilhar conteúdo de outras pessoas e torná-lo uma parte de seu próprio canal é muito intuitiva para muitas marcas, mas nem todas conseguem aplicar na prática. A fim de obter verdadeiro envolvimento do usuário, você tem que apresentar o seu negócio como algo que os fãs podem se relacionar. Isto é especialmente importante nas mídias sociais, onde há interação e um senso de comunidade.

Se você também já é um big name da cena, saiba que é muito legal mostrar seu lado humano e, de fato, é o que vai ajudá-lo a construir relacionamentos com fãs e atrair mais sucesso através de seu conteúdo. Vá em frente, seja criativo. O produtor de techno Marc Houle não étão familiar dessa estratégia, como já declarou à imprensa recentemente.

2. Criativo ilimitado

Falando em inventividade, pergunte a qualquer um no mundo da EDM e todos estão propensos a dizer que Skrillex é um dos artistas mais criativos que existem por aí. Desde abrir caminho para a estética musical que ele se tornou sinônimo a colaborar com um punhado de marcas, Skrillex parece ter sua mão em incontáveis ​​potes de ouro. Seu envolvimento em tantos mercados diferentes é o que mantém seus fãs constantemente voltando para mais.

Talvez o melhor exemplo de conteúdo de marketing do Skrillex veio na forma de seu primeiro álbum de estúdio, “Recess”. Antes da estreia, ele lançou um app disfarçado como um game, que depois de uma certa quantidade de tempo gasto jogando, começou a revelar faixas do disco. Lançar um álbum desta forma não foi só emocionante para seus fãs, mas foi algo que nunca tinha sido feito antes e instantaneamente teve atenção da mídia. Esta estratégia, em última análise, ajudou a campanha publicitária do seu álbum o suficiente para ir direto para o topo das paradas.

Ao dar aos seus fãs algo inesperado, divertido, envolvente e livre, Skrillex foi capaz de aumentar suas vendas globais e têm um dos lançamentos mais bem sucedidos do ano.

3. Seu plano é diversificado

Muitas empresas contam com os mesmos tipos de conteúdo para expandir o awareness de sua marca. Já reparou? No entanto, ser diverso é o nome do jogo nos últimos meses. Agora, o content marketing está mais criativo e visa atingir fãs através de várias plataformas e através de diferentes tipos de conteúdo.

Líder desse cenário, Skrillex é conhecido por sua música, mas ele também opera um canal enorme no YouTube com dois bilhões de total de visualizações, um blog e uma gravadora. Como está constantemente escrevendo blogs, compartilhando música nova, fazendo upload de vídeos, ele é capaz de manter sua base de fãs constantemente engajada.

A existência de diferentes tipos de conteúdo lançado em diversas plataformas mantém a experiência do usuário fresca, interessante e envolvente, e é algo que mais DJs devem se interessar em fazer.

4. Ele dá mais do que ele leva

Pronto. Mais uma tática matadora do garoto de side cut na cabeça. Skrillex sabe que uma das formas mais rápidas de desligar potenciais fãs, especialmente os da geração millennials, é tentar vender algo sempre. Por isso está regularmente compartilhando conteúdo livre, seja música ou vídeos, e incentiva fãs que não têm dinheiro para comprar sua música a pirateá-lo.

Por que ele faria isso, se sua música é o seu sustento? Porque ele quer que as pessoas ouçam a sua música, experimentem e compartilhem com seusamigos. Mesmo que ele não possa ganhar dinheiro com seus lançamentos digitais, ele sabe que vai fazer o dinheiro de volta em outros meios, seja através de turnês, merchandising e assinatura para seu site de HQ Nest e mais.

Embora seja perfeitamente compreensível que a maioria dos DJs não vai ser capaz de dar os seus produtos de graça – dando a seus fãs o acesso a oportunidades exclusivas e promoções –é preciso pensar sempre no interesse e no engajamento dos fãs.

Marketing de conteúdo deve oferecer uma experiência benéfica para todos os envolvidos. Você deve estar agregando valor à experiência online de seus clientes e nem sempre a tentar vender-lhes algo. Esse é um jogo complicado, mas não impossível. Se você abordá-lo com a mentalidade certa e uma estratégia sólida, você também pode acumular uma base de fãs de proporções do Skrillex.

Contanto que você esteja relacionável, criativo e ofereça uma experiência valiosa para os seus fãs e seguidores, você pode desenhar uma estratégia de conteúdo bem-sucedida e maximizar o retorno sobre seu árduo trabalho.

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Do It Yourself, ou somente D.I.Y., é a nova coluna do site da DJ BAN escrita por Felicio MTX. Sempre as sextas e com um tema ligado ao mercado, os conteúdos se relacionam com o curso de Marketing para DJs que o jornalista vai ministrar em julho.