É verdade. A imprensa tradicional passa por dias de transformações que a indústria de discos já viveu. Do físico para o digital, com tudo que isso implica de melhor e pior.
Para quem ainda não tem contratos com os grandes tubarões, editoras ou gravadoras que ficaram com um pé no séc. passado, o campo de invenções é vasto.
Tendo a Internet como forte aliada, artistas e mais artistas se organizam em modos independentes de se lançar.
Ah! que amor de cultura digital… e é mesmo!
Radar ligado e faça você mesmo.
Com ela, vem a horizontalização do mercado e o ecossistema da cena eletrônica é impactado. O manager virou DJ. O DJ é seu próprio manager. Temos o produtor que é o designer de seu coletivo. E ,assim, a roda gira de gente bacana e mente aberta (leia-se: multitask).
Na imprensa, também. Nela, já se tornou possível abrir caminho e falar com os jornalistas sem depender de grandes intermediadores, né DJzada?
Para quem está começando a tocar e não tem uma agência de comunicação na ponta, a hora é de assumir mais um papel. Para isso, veja 5 passos que você DEVE fazer para não afastar os jornalistas de perto.
Eles continuam criteriosos como sempre. Ainda bem. Das grandes redações para blogs, saiba onde lançar sua próxima música com estas dicas.
5) Feeds diários
Conhecer a imprensa especializada em música não depende de mais ninguém a não ser de sua curiosidade e um esforço pra sair do sofá. Com a cultura digital, você vai estar próximo dos autores, blogueiros e jornalistas e seus veículos. Montar um feedly, por exemplo, é fácil e totalmente gratuito. Assim com esse app, você tem a imprensa internacional a poucos cliques. Organize sua leitura, agora [feedly.com].
4) DJornalistas, tamo junto?
Em nossa cena, é muito comum termos DJs jornalistas atuantes. Isso pode facilitar na hora de criar seu relacionamento, mas cuidado com a intimidade. Jornalistas são críticos e exigem certo distanciamento. Sabendo fazer o approach certo, e se você segue o trabalho de algum “DJornalista”, aproveite para ir a uma gig estreitar laços. Se isso parece forçado para sua atitude, volte para o tópico acima e reveja.
3) Music Conference
Participar de debates virtuais deve render engajamento nas suas redes, mas nada como interagir pessoalmente com formadores de opinião. Vá a palestras e conferências onde eles são convidados a participar. Esteja atento aos temas antes de sair de casa. Faça uma pré-pesquisa sobre cada participante. No bate-papo, experimente colocar perguntas, dê suas caras e, claro, troque cartões ao final despretensiosamente.
2) DJ Planner
Chegou a hora de por a mão na massa. Você precisa fazer o planejamento de pautas, tarefa que qualquer assessoria iria te pedir. Ou seja, a parte boa é que 50% desse trabalho já seria de sua alçada como cliente. Sacou? Olha que bom. Você já entende o perfil do seu produto e você também já tem uma boa leitura sobre o que a imprensa está pautando. Que set você poderia gravar para uma data especial que se aproxima? Que blog poderia postar esse set exclusivo com sua assinatura? E por aí, vai… Se você ficou uma semana sem ler notícias, volte ao inicio e planeje novamente a ação.
1) Biográfico
Por mais que você administre tudo a sua volta de forma DIY, você precisa de um release profissional escrito por outra pessoa. No briefing, que é total de sua responsabilidade, seja profundo. Entregue sua alma com todos os detalhes. Informações de DNA artístico bem escritas é o que todo jornalista esperar ler em um press-kit.
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E aí, já sabe como se portar para preparar uma divulgação?
Na semana que vem, você vai se divertir com as 5 Dicas do que não fazer de jeito nenhum para não queimar o seu contato com a mídia.
É isso aí. Durante o “Curso de Marketing para DJs – Do It Yourselfie”, você vai aprender a falar com os blogs do mundo todo e saber quem tem abertura para seu tipo de som, sem precisar do serviço de um assessor. Faça suas inscrições na secretaria da DJBan – EMC.