Algoriddim djay Pro AI e VitualDJ oferecem ferramenta de isolamento de STEMS

Na busca de novas ferramentas e impresionar seus usuários e novos adeptos aos seus softwares, os fabricantes dos softwares djay e Virtual DJ, anunciaram nos últimos dias a inclusão de uma ferramenta que irá possibilitar aos DJs criarem STEMS em tempo real.

Isso significa que o usuários destes softwares poderão isolar partes das músicas que estiverem tocando, podendo por exemplo, isolar o vocal, criando uma versão instrumental ou acapella de uma música que esteja em execução.

No caso da Algoriddim, o serviço já está disponível nas suas versões do software djay para iOs. A empresa adicionou um recurso chamado “Neural Mix” que separa estes elementos STEMS de qualquer faixa, e há também três novos faders disponíveis por deck, que separam a bateria, harmonia e vocais, se você quiser, permitindo mixagens de forma mais criativa e criação de mashups ao vivo com facilidade.

As formas de onda das faixas do software se adaptam em tempo real para mostrar o que você está realmente ouvindo, o que é incrível e, além dos faders das partes, que acionam funções mudo, solo e uma função de “troca” que troca instantaneamente o elemento escolhido com o mesmo em uma faixa tocando nos outros decks, para mashups imediatos.

A principal diferença entre o djay Pro AI e o Virtual DJ é que o app da Algoriddim com o Neural Mix por hora só funciona nos aplicativos para portáteis (iPhone e iPad pr exemplo) enquanto o VirtualDJ você consegue utilizar no seu PC ou MAC.

STEMS no VirtualDJ 2021

Você já pode baixar e experimentar essa nova tecnologia presente no VirtualDj 2021, que está disponível para computadores PC e MAC. Clique aqui para baixar.

Mas a maneira como o Virtual DJ implementou isso também é diferente e, de várias maneiras, flexível, na medida em que você pode escolher quais hastes você isola:

Modo EZRemix
No modo “EZRemix”, é semelhante ao djay Pro AI, pois você utiliza bateria, instrumentos e vocais para trabalhar, mapeados para os controles de equalização, em vez de graves / médios / agudos. Gire um controle para a esquerda para remover o elemento ou para a direita para isolá-lo.

Modo Pad Stems
Existem também o modo Pad Stems, que podem ser a implementação mais útil. Com esses, cinco dos oito pads de desempenho podem cortar ou isolar os 5 stems  ou seja, mesmo nos controladores de dois canais, você pode controlar todos os cinco.

 

STEMS

O fato é que nesta questão de softwares para PC, nesta corrida de processamento em tempo real, o VirtualDJ saiu na frente, e continua sendo um dos softwares mais populares, e trazendo novidades constantes aos seus usuários.

DICA:

Vale lembrar que por ser um processamento em tempo real, é importante que sua máquina tenha um bom desempenho, o que vai depender do seu processador, e de quanta memória RAM você tem na máquina.

Faça o download da versão demo do VirtalDJ 2021 e teste exaustivamente em seu computador para ver o desempenho dessa ferramenta. Em um PC atualmente 8GB de RAM vem sendo pouco para algumas tarefas em softwares de áudio, entoa, assim que puder, eleve para 16gb.

Sobre os STEMS:

Pode ser que esta seja a próxima disputa entre os fabricantes de softwares nos próximos tempos. A Native Instruments já havia em 2016 criado um STEM PLAYER para o Traktor Pro, mas não com processamento rela para dividir os arquivos.

No caso do Traktor, ele faz a leitura do arquivo (música) em mp4 que pode ser comprados em lojas de arquivos digitais como o Beatport ou gerado em pelos produtores musicais através do Stem Creator.
Este formato garante maior fidelidade de áudio e possibilita a masterização dos STEMS.
STEMS também é um termo usado entre os produtores musicais, se referindo aos “canais separados”de uma música. Existe alguns sites que disponibilizam isso para Remix Contests por exemplo.

 

 

 

Uma ideia sobre “Djay App e VirtualDJ 2021 : STEMS em tempo real

Deixe um comentário