Mixagem harmônica é um tema antigo,
mas com a popularização de softwares para DJs, esse recurso passou a ser mais utilizado… Os usuários do Rekordbox DJ, que queriam usar o formato mais tradicional (alfanumérico), precisavam analisar as músicas em outros softwares como o Mixed in Key para “depois” usar no Rekordbox.
Ufa… Acabou!
Assista abaixo comigo GKD, especialista de produtos Pioneer DJ no Brasil e professor dos cursos DJ módulo 1 e 2 (esse último ensino sobre mixagem harmônica, matricule-se ou faça um coaching somente sobre o assunto).
Cifras, agora só se for $ 😀
O Rekordbox, por padrão, vinha com cifras em formato de letras. Mas nem todo DJ conseguia entender…
Conforme mostrei no vídeo, ao mudar de “classic” para “alphanumeric”, a mágica aparece:
Combinações mais claras
Com a função lançada na versão 5.4 (Traffic highlight) fica também mais fácil visualizar as combinações
Uma vez que determinada música é inserida no deck (imagem acima) com o “semáforo” ativado, o sistema sinaliza em verde (imagem abaixo) as músicas que melhor combinam, de acordo com a tonalidade.
Mas atenção
Uma vez que o arquivo tenha sido sempre utilizado por outros softwares que já mostravam tonalidade alfanumérica, e por o Rekordbox ser um padrão cifras, você perceberá que algumas músicas poderão estar no modo habitual…
Simples… Clique na faixa “teimosa” e analise-a
A exemplo de todas as análises que o software realiza, isso será feito uma vez só, e pronto.
Recapitulando…
Novo:
Indicação alfanumérica da nota (opcional). Suporta equipamentos de luz monocromáticos que não apresentam botões coloridos.
Melhorado:
Utilização da tela MACRO EDITOR.
Corrigido:
- A navegação era por vezes lenta durante a pesquisa.
- Problemas na localização de pastas em falta.
- Impossibilidade ocasional de editar a luminosidade durante a utilização do MACRO EDITOR.
- As faixas de coleção e relacionadas apresentavam notas diferentes.
- Por vezes a Loop Capture estava indisponível durante a utilização do Automix.
- Descrição incorreta da nota na coluna de Resumo na área de pesquisa.
- Impossível editar o painel de sub informação de faixas depois da seleção do modo DVS Absolute, passando para o modo Export, depois encerrando e reiniciando o rekordbox.
- As letras não eram corretamente apresentadas com o losango quando se utilizava o rekordbox lyric motion Tectonic no Windows.
- Impossível ligar a PC Master Out durante a utilização de algumas versões de Mac. Estabilidade melhorada e correção de outros problemas menores.