Acontece em São Paulo nesse domingo mais uma edição do Cinesthesia, evento audiovisual que vem revolucionando a experiência do público na concorrida noite da cidade. Com uma proposta de cinema e música ao vivo, o projeto é também a residência do VJ André Pollux, professor do Curso de VJ aqui na DJ Ban. Confira o bate-papo que levei com o figuraça a seguir:

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Como você recebeu o convite para participar do Cinesthesia? 

O Cinesthesia foi um convite do próprio Facundo Guerra, um dos sócios do Cine Joia, onde ocorre o evento. Ele viajou pelo mundo visitando diversos cinemas interessantes, e voltou com a ideia de fazermos sessões onde, luz, projeção mapeada e intervenções físicas (como atores ou efeitos especiais) expandiriam a experiência de assistir um filme.

Qual é o maior desafio de se pensar o vídeo seguindo um roteiro de cinema e a execução da trilha feita ao vivo por uma banda de músicos, que podem oscilar, etc? Como é feito o sync nas exibições?

O maior desafio é na verdade um prazer: assistir ao filme muitas vezes, e começar a perceber onde estão as “deixas”, os momentos perfeitos para que ocorra uma intervenção audiovisual. A sincronia é mais uma questão tecnológica, com sinais de timecode e automações. Em alguns momentos, é feito ao vivo, mas isso depende da atmosfera do filme.

Como é pra você ministrar um curso para novos talentos na DJ Ban? Qual a sensação de colocar diversos novos VJs no mercado?

O curso é muito gratificante. Preparei ele por muito tempo, antes de poder ter a confiança de que formaria alunos prontos para o mercado em expansão. A sensação de colocá-los no mercado é de grande satisfação e orgulho, de vê-los ampliando os horizontes do nosso trabalho.

De que forma você tem acompanhado a carreira deles?

Acompanho a carreira deles através de notícias, ou pelos grupos que criamos na internet para a troca de experiências.

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Como anda sua agenda e quais são os projetos em que você está envolvido?

Como residente do Cine Joia, e por consequência do Grupo Vegas, que abarca muitas casas noturnas em São Paulo, tenho uma agenda bem intensa. Não só videotecando em festas, mas também em shows e produzindo conteúdos visuais exclusivos. O Cinesthesia começou a andar com as próprias pernas, agora estou na fase de preparar alguma novidade…

Esta é uma coluna do Curso “Do It Yourself – Marketing para DJs”, que eu vou ministrar na BAN em breve. Podemos falar de sua veia empreendedora?  Como você trabalha o marketing na sua carreira de VJ? 

Existem relativamente poucos VJs atuando no Brasil, mas aos poucos isso está mudando, cada vez mais clientes, inclusive corporativos, procuram um VJ para seu evento. Isso já é uma vantagem para nós, essa carência de bons profissionais. Mas além disso, vale a troca! Entre os VJs, rolam muitos grupos de discussão, encontros mensais, todo mundo se ajuda, e sempre tem algo para indicar. O que me ajudou muito a alavancar a carreira for ter criado um site sobre o assunto, um canal que falava sobre o que é ser VJ, quais equipamentos usamos, o que podemos oferecer, etc. Até hoje me sinto nessa missão de informar as pessoas sobre o que faço realmente.

Você cuida de todas as etapas de divulgação e de gestão? Conte um pouco mais..

Sim! Mas acho que desde adolescente percebi que levava jeito para a autopromoção. Sem forçar a barra, ou ter que mentir sobre si mesmo. Apenas entendi que se você sabe de algo legal, vale mais a pena compartilhar do que guardar apenas para si.

Valeu! Até a próxima projeção. Deixe um recado final para quem está começando agora a viver de sua arte.

Com profissionalismo, aquilo que você mais gosta de fazer pode se tornar o seu emprego. Talento é necessário, mas precisa ser acompanhado de disciplina.

Conheça o CinesthesiaProjeto que vai expandir a experiência de filmes já conhecidos do público, acrescentando recursos visuais, sonoros e outras intervenções à projeção.

Posted by Cinesthesia on Thursday, November 6, 2014